September 22, 2016

Teatro engajado

Teatro engajado

Nacido em Augsburg (Alemanha), no dia 10 de fevereiro de 1898, o poeta dramaturgo e diretor teatral alemão EUGEN BERTHOLD BRECHT foi um dos mais importantes, polêmicos e inovadores nomes do teatro mundial. Especialmente o período em que criou a companhia Berliner Ensemble, em Paris, entre os anos de 1955 e 1955, sua obra teve monumental influência na forma como o teatro moderno se desenvolveu. Não seria exagero dizer que Brecht está entre os cinco nomes mais importantes do teatro no século XX.

focus,web,news,berthold brecht,teatro,política,socialismo,condição,humana,controvérsia,polêmica
Brecht na sala de seu apartamento em Paris mergulhado nos livros, como era seu hábito.

Comunista convicto e defensor da doutrina marxista, Brecht desenvolver o conceito de “teatro épico” no tempo em que esteve envolvido com o movimento social-marxista na Alemanha pré-nazista.

Mesclando experiências e teoria de revolucionários como Erwin PiscatorVsevolod Emilevitch Meyerhold e Viktor Chklovski, acrescentou a eles noção fundamentais do teatro chinês e do teatro experimental da Rússia soviética, entre os anos 19171926.

Cronista ácido e profundo das relações humanas no sistema capitalista, Brecht se tornou uma legenda da arte engajada e do papel dos artistas na evolução social dos povos.

Para muitos, sua arte foi muito maior do que o engajamento comunista supõe e este engajamento impediu que sua arte obtivesse um reconhecimento mais amplo e profundo.

 

Related posts