September 22, 2016

Spike Lee, racismo e cinema

Spike Lee, racismo e cinema –

O cineasta SPIKE LEE foi o primeiro diretor negro a ter relevância em Hollywood. O reconhecimento que ele recebe é muyitas vezes causador de polêmicas. De fato, ele colocou a questão racial com a intensidade e força que a Hollywood “branca” poucas vezes teve coragem de encarar. E sonb um ponto de vista que raramente sequer era consuderado: o dos negros.

Focus, Web, News, Spike Lee, Cinema, racismo, Samuel L. Jackson, Oscar, Denzel Washington 2Spike Lee nasceu em 20 de março de 1957, em Atlanta (Georgia) e atualmente é professor de cinema na Universidade de Nova York. Sua carreira cinematográfica teve início em 1977, dirigindo produções universitárias durante sua graduação em Comunicação, em uma pequena Universidade setorial em Nova York.

 

gal-dtrt-title-jpgA projeção nacional veio em 1987, com o controverso e inovador “Do the Right Thing” (Faça a Coisa Certa), que lhe rendeu uma indicação ao Oscar por melhor roteiro original. A revolução na linguagem de Lee estava clara, quando conseguiu quebrar o maniqueísmo imutável nos filmes de temática racial, até então.

Em seus roteiros, o cineasta conseguia retratar uma periferia não só feita de negros, mas também de latinos e mestiços, que podiam e sabiam ser tão preconceituosos quanto os brancos. Dentre as suas produções mais importantes estão “Febre da Selva”, de 1991 e “Malcom X”, de 1992, todos com elenco 100% negro ou mestiço.

spikeleepressconferenceinsampaNos últimos anos, tem sido criticado pelos faz por estar se afastando dos temas sobre discriminação racial.

Em 2012, Lee produziu o documentário “Go, Brazil, Go”, sobre a ascenção econômica do Brasil, o que, apenas quatro anos depois, parece um sonho do passado.

 

 

 

Quem levou a estatueta em 2016?

Os vencedores do OSCAR

Favoritos ao Oscar 2016 Focus Web News TV Shows carlos Borges Pedro Ocricciano SEO WEB Noticias Florida USA Estados unidos Miami

Inscreva-se em nosso canal

http://www.youtube.com/c/CarlosBorgesFocus

Conheça nosso Portal de Notícias

http://focuswebnews.com/

Redes Sociais

Facebook I Twitter I Google+ I Linkedin

Programas Semanais no FOCUS WEB NEWS

Abaixo estamos disponibilizando links com assuntos que possam lhe agradam, basta clicar e divirtir-se, com o nosso conteúdo!

#AGENDA#ARTES#BUSINESS #CINEMA #ESPORTES #MÚSICA #POLÍTICA #FOCUSTVSHOWS
#VIAGEM #FEEDBURNER

Related posts