September 22, 2016

Pérola do Atlântico

 Fundada a 25 de dezembro de 1599, a bela cidade de NATAL, capital do Rio Grande do Norte, está celebrando  416 anos de vida. É uma das mais antigas cidades das Américas.

Fundada às margens do Rio Potenji, Natal é cada vez mais conhecida e procurada por visitantes de todo o  mundo e conta com importantes monumentosparques e museus.  Entre seus pontos turísticos mais procurados estão o Forte dos Reis Magos,  Teatro Alberto Maranhão, Coluna Capitolina Del Pretti, todos no Centro Histórico.

A outras atrações, como a moderna Ponte Newton Navarro, Museu Câmara Cascudo, Parque da Cidade Dom Nivaldo MonteMuseu de Cultura Popular, Parque das Dunase a Catedral Metropolitana, se juntam as famosas praias como GenipabúPonta Negra e Praia dos Artistas. O turismo tem se desenvolvido enormemente na cidade, que hoje está em quarto lugar no Nordeste na captação de visitantes internacionais.

Berço cultural relevante na história do Brasil, Natal desempenhou papel crucial durante a Segunda Guerra Mundial, em 1942, durante a Operação Tocha. Os aviões da base aliada norte-americana se abasteciam com combustível no lugar onde durante muito tempo existiu o Aeroporto Augusto Severo, sendo a cidade classificada como “um dos quatro pontos mais estratégicos do mundo”.

Em 2014, foi construída a bela e moderna Arena das Dunas, já que a capital potiguar foi também uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Outros eventos de grande repercussão, como a Feira Internacional de Artesanato (FIART) e o Carnatal, ocorrem anualmente na cidade, que é famosa também por seus festejos juninos. 

É também conhecida como a “Capital Espacial do Brasil”, devido às operações da primeira base de foguetes da América do Sul, o Centro de Lançamentos Barreira do Inferno, localizada no município limítrofe de Parnamirim.

Em sua região metropolitana (formada por outros onze municípios) Natal abriga uma população de pouco mais de 1,5 milhões de habitantes, formando a quinta maior região urbana do Nordeste e a décima nona do Brasil.

Related posts