September 22, 2016

Orgulho vivo

Orgulho vivo

focus_web_news_Brasil_politica_adalberti_piotto_documentario_harvard_columbia_1

O documentário “ORGULHO DE SER BRASILEIRO”, concebido , produzido e dirigido pelo jornalista paulista ADALBERTO PIOTTO, continua despertando muito interesse, dentro e fora do Brasil

Depois de estrear internacionalmente em 2013 no Focus Brasil-USA em Fort Lauderdale, o filme foi levado no mesmo ano aos Focus do Japão e Reino Unido, e em 2014 à Noruega. Em Londres, foi também exibido no King’s College.

Depois de cumprir uma extensa agenda exibições no Brasil, o documentário retorna aos EUA neste final de outubro, a convite de duas grandes instituições acadêmicas norte-americanas.

Será apresentado na Harvard University, em Boston, dia 27; e na Columbia University, em Nova York, dia 29. Ambas as exibições com entrada franca, abertas ao público, que deve se informar a respeito de locais e horários nos sites das duas instituições.

O sucesso do filme nos circuitos internacionais não é por acaso. Além de contar com um elenco de entrevistados de primeira linha, o cerne no projeto é a discussão da idéia do que é e como se manifesta – ou não – “orgulho” de ser brasileiro. E essa discussão encontra ambiente ultra propício, devido ao “momento brasileiro” de aqui e agora, sob a ótica externa.

Pouca gente fora do Brasil consegue entender como o país emergiu, em oito anos, para o centro das atenções positivas do mundo para logo em seguida mergulhar na mais sinistra espiral de escândalos e descrédito, dentro e fora de si.

Ao contrário do que alguns possam imaginar, o interesse pelo Brasil permanece intacto. Convive agora com a perplexidade de quem não consegue entender como vamos do zero ao infinito, e vice versa, em tão pouco tempo.

Profundo, aberto e patriótico sem ser piegas, o filme de Piotto pode ser considerado um dos mais sérios “retratos” do ânima brasileiro dos últimos anos. E ainda vai dar muito o que falar, porque parece estar permanentemente atual diante da ópera patética que se desenvolve na cena política em Brasília.

 

Related posts