August 18, 2017

Marlon Brando, rebelde até morrer

Marlon Brando, rebelde até morrer

 Marlon Brando Hollywood O Poderoso Chefao Francis Ford Coppola James Dean Robert De Niro Al, PacinoBonito, rude e talentoso. Talvez. Certamente enigmático, vaidoso e extremamente talentoso. A trajetória do ator norte-americano MARLON BRANDO – nascido em 3 de abril de 1924 em Omaha, Nebraska – só pode ser descrita em superlativos, radicalismos e exageros. E a origem dessas características  tem a ver com um clichê tão comum quanto verdadeiro, principalmente entre artistas sensíveis: difícil relacionamento com os pais.

Durante toda a sua carreira, o impressionante talento de Marlon Brando em traduzir emoções era uma forma de dialogar com sua mãe alcoólatra, a quem amava profundamente. Durante sua infância, Brando muitas vezes socorreu a mãe desmaiada por conta do abuso de bebidas.

Depois de despontar para o estrelato na peça da Broadway A Streetcar named desire(Um Bonde Chamado Desejo) a carreira de Brando foi tomando proporções mitológicas, assim como seu ego e seu temperamento. Rejeitava papéis que viriam a se tornar clássicos (como “Lawrence da Arábi“a) e aceitava fazer filmes “menores” quando precisava de dinheiro. Colecionou amantes, arruinou a vida de pessoas próximas (um dos seus filhos foi preso por assassinato e sua filha cometeu suicídio) e encarnou uma soma de seus personagens mais solitários, revoltados e avessos à sociedade.

Considerado um “ator dos atoresMarlon Brando atingiu o auge na década de 50, com  uma sequência memorável de trabalhos, a começar pela versão para o cinema de um Bonde Chamado Desejoe porViva Zapata!”, “Julio Cesar”, “O SelvagemeGuys and Dolls. Por Sindicato de Ladrões, de 1954, ganhou o seu primeiro Oscar de melhor ator.

Seguiu-se, depois disso, uma década de profundo desprezo pelos valores de Hollywood, e Brando passou a somente querer fazer papeis com sentido político. Cada vez mais indomável, ninguém queria trabalhar com ele. Ainda assim, esteve em dois filmes memoráveis: “Reflection in a Golden Eye, onde vive um general norte-americano atormentado pelo homossexualismo e em “Queimada“, onde personifica  um brutal mercenário mercador e escravagista, num dos papéis mais políticos de sua carreira.

Focus, Web News, Marlon, Brando, Hollywood, O Poderoso Chefao, Francis Ford Coppola, James Dean, Robert De Niro, Al, Pacino 5Até que Francis Ford Copolla, exigiu tê-lo no papel de Don Vito Corleone, na sagaO Poderoso Chefão”, iniciada também em 1972. Por esse filme, ganhou novamente o Oscar e o recusou, mandando o recado através de uma atriz vestida de índia (fo à esquerda) que protestou contra a forma como Hollywood retratava as minorias étnicas e raciais no cinema.

Em 1973, fez terapia de catarse durante as filmagens de O Último Tango em Paris, de Bernardo Bertolucci, outro espetacular sucesso de bilheteria, onde atuou de forma improvisada. O filme, sexualmente explícito e escandaloso para a época, aumentou ainda mais a aura controversa de Brando que já vivia há anos no Tahiti com a esposa tahitiana, algo que, nos anos 60, foi um “prato” para os tablóides.

Brando parecia recusar os dons que a vida lhe deu. Desenvolveu obesidade mórbida, um temperamento que tornava impossível a sua relação com os seus 11 filhos (entre biológicos e adotivos) e uma aversão a tudo que pudesse se parecer com regras. Atuou até 2001, em trabalhos como coadjuvante e menos votados como o hilário A Ilha do Dr, Moreau (1996). Seu último grande trabalho foi em Apocalypse Now, do amigo Copolla, em 1979. Brando morreu aos 80 anos, solitário, doente e com problemas financeiros, em 2004.

Um tipo diferente de estrela

McQueen, rebelde pós-moderno

 

Sucesso Noticias da Florida imprensa brasileira na Favoritos ao Oscar 2016 Focus Web News TV Shows carlos Borges Pedro Ocricciano SEO WEB Noticias Florida USA Estados unidos Miami

Inscreva-se em nosso canal

http://www.youtube.com/c/CarlosBorgesFocus

Conheça nosso Portal de Notícias

http://focuswebnews.com/

Redes Sociais

Facebook I Twitter I Google+ I Linkedin

Programas Semanais no FOCUS WEB NEWS

Abaixo estamos disponibilizando links com assuntos que possam lhe agradam, basta clicar e divirtir-se, com o nosso conteúdo!

#AGENDA#ARTES#BUSINESS #CINEMA #ESPORTES #MÚSICA #POLÍTICA #FOCUSTVSHOWS
#VIAGEM #FEEDBURNER

Related posts