September 22, 2016

A tirania dos malcriados

A tirania dos malcriados –

focus,web,news,crianças, mal educadas, mimados, rebeldes, castigo, palmada, educação, 4DE NOVA YORK – Camila Fonseca –

Qual seria a atitude mais adequada e eficaz a ser adotada pelos pais, diante de um comportamento constantemente revoltado de seus filhos? O fato é que este questionamento está sendo visto com alarmante frequência nas redes sociais. E por mais que “chovam” conselhos, explicações e desabafos, a conclusão mais frequente é a de que não há fórmulas, receitas ou conclusões que sirvam para todos os “casos”.

Pais que já não sabem como lidar com  atitudes extremadas de crianças malcriadas, descontroladas, agressivas e, eventualmente violentas, buscam, cada vez mais frequentemente, ajuda profissional e médica.

Segundo as estatísticas mais recentes, em 2014 houve um alarmante crescimento de 670% na incidência de ataques violentos (alguns fatais) de filhos a seus pais. Casos que vão desde ataque a faca por uma criança de 5 anos a agressões e assasinatos cometidos por adolescentes de 12 a  16 anos. Em comum à maioria desses casos, a “desconexão” entre pais e filhos, e o fato de que uma considerável parcela dessas famílias viviam em ambientes disfuncionais, violentos, sujos ou degradantes.

Já é possível afirmar, entretanto, que  a melhor forma de evitar atitudes malcriadas dos filhos é ensinando desde cedo às crianças a ter respeito pelos outros. E também orientando sobre como se portar bem nos diferentes ambientes sociais. Isso se faz estabelecendo limites e principalmente dando o exemplo. Sim, porque as manifestações de desajuste também ocorrem com muita frequência fora de casa, na escola, em casa de amigos ou lugares onde essas crianças interagem com adultos e crianças.

focus,web,news,crianças, mal educadas, mimados, rebeldes, castigo, palmada, educação, 2Um dos grandes “vilões” apontados pela Sociedade Panamericana de Psicologia é a falta de diálogo e o desinteresse dols pais em educar e estabelecer limites para seus filhos. “Uma criança percebe desde cedo quando não há controles, limites e nem autoridade real por parte de seus pais. É normal que reaja contra isso, muitas vezes se tornando um “rebelde automático e contínuo”, diz o terapeuta familiar Ralph Stewart, de Nova York.

A psicóloga de família Cornelia Brown, do Los Angeles Family Psichology  Center,  diz que “todos os estudos apontam para a negligência dos pais, em 90% dos casos, como o fator determinante para que a criancá, se sneitndo sem valores e sem limites, passe a agir com autonomia e agressividade”.

E quanto às punições? A tradicional “palmada” deve ser revalorizada? É possível educar eficazmente sem punições físicas?  A Dra. Brown e o Dr. Ralph dão suas opiniões:

“O castigo físico importo por um adulto a uma criança é de uma violência inimaginável. Muitas crianças superam isso e não desenvolvem traumas. Mas muitas outras guardam sequelas para toda a vida. Lá na frente, essas sequelas podem se materialziar em muitas coisas horrendas”, diz Brown.

“Deve haver punição tanto quanto premiação. Por punição entena-se limites, cortes a privilégios. Desde cedo a criança precisa entender que a coinvicência em sociedade é um give and take e que ela não pode esoperar repeito das pessoas se ela não as respeitar também. Isso, creio, é a base de tudo”, conclui Ralph.

Os dois estudiosos também concordam em que o exemplo de comportamento dos pais é uma fonte primordial para moldar o comportamento dos filhos.

Mas há quem defenda o uso da palmada, sem exageros, acreditando que ela tem efeitos muito positivos. A discussão está aberta e parece mais premente do que nunca. Numa sociedade em que os filhos são deixados à pr[opria sorte, imersos no mundo dos videogames, educá-los para uma sociedade mais respeitosa e menos agrasseiva é um dos maiores desafios da geração “millenia”. As mudanças no mundo são tão rápidas e radicais, que seus reflexos na educação dos filhos, especialmente em como agior nas situações extremas, se torna cada vez um desafio monumental.

 

Favoritos ao Oscar 2016 Focus Web News TV Shows carlos Borges Pedro Ocricciano SEO WEB Noticias Florida USA Estados unidos Miami

Inscreva-se em nosso canal

http://www.youtube.com/c/CarlosBorgesFocus

Conheça nosso Portal de Notícias

http://focuswebnews.com/

Redes Sociais

Facebook I Twitter I Google+ I Linkedin

Programas Semanais no FOCUS WEB NEWS

Abaixo estamos disponibilizando links com assuntos que possam lhe agradam, basta clicar e divirtir-se, com o nosso conteúdo!

#AGENDA#ARTES#BUSINESS #CINEMA #ESPORTES #MÚSICA #POLÍTICA #FOCUSTVSHOWS
#VIAGEM #FEEDBURNER

 

Related posts