September 21, 2016

Kiribati: antes que afunde

Visite Kiribati, antes que “afunde”…

Quando o sol estiver se pondo no início da noite de 31 de dezembro de 2015, boa parte do mundo estará pronta para festejar a “contagem regressiva” e celebrar. Beijos, abraços, promessas e desejos. marcarão a chegada de 2016.

Só que, muito antes de europeus, africanos, sul ou norte-americanos, quem mora ou escassos visitantes no arquipélago de KIRIBATI, no Oceano Pacífico, já estará bem adiantado, vivendo as primeira horas de 2016.

Localizado exatamente a oeste da Linha de Tempo Internacional, a República de Kiribati  é formada por 33 atóis de ilhas rasas de coral, dispersos em meio à região central do Oceano Pacífico. é o primeiro país a celebrar a chegada do Ano Novo.

Seus governantes estão fazendo deste “privilégio”, uma motivação para atrair turistas de todo o mundo. Afinal, dizem algumas lendas, quem primeiro saúda a chegada do Ano Novo terá seus desejos  atendidos em primeiro lugar..

Apesar das belezas incríveis (vejam a galeria), atrair turistas a Kiribati é tarefa bastante difícil. As ilhas têm cerca de 60.000 habitantes e apenas dois vôos semanais, um ligando a Fiji e outro a Honolulu. E a preocupação da população é outra, bem mais grave.

Segundo previsões de oceanógrafos e pesquisadores do aquecimento global, com a progressiva elevação do nível dos oceanos, o país deverá “submergir” antes de 2075. Alguns projetos mirabolantes estão sendo pensados para proteger os atóis, todos eles muito caros. Não se sabe se o país do “primeiro Ano Novo”, terá algum ano novo para celebrar no futuro.

Confiram na galeria as belezas de Kiribati.

Related posts